Quem sou eu?

Minha foto
Arapongas, Paraná, Brazil
Gosto muito de animais e plantas, gosto de desenho, artesanato e artes em geral, amo ler.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Barreira contra um vizinho tóxico

Agora finalmente os Napiers que plantamos na base da enxada, com estacas colhidas, limpas e cortadas a mão no dia de semana único que temos folgas entre estudos e trabalho, estão altos e densos o suficiente pra mostrar a divisa do sítio muito bem, e barrar boa parte do agrotóxico que meu vizinho antiquado e teimoso joga no deserto verde de soja dele ao lado da minha terra.


Esse milho foi o resultado gritante do meu investimento em apensas 1/5 do necessário em esterco de galinha pra jogar no terreno, investi minha porcentagem de colheita em adubo e a colheita vai ser maravilhosa, espigas pesadas e bem granadas, milhos veio verde bonito, sem manchas nas folhas como antes... é incrível como com tão pouco perto do que ainda preciso fazer, a natureza retorna em produção.


Colhemos também muitas mudas de uma cultivar de capim elefante anã que peguei na agrostologia da UEM a uns anos. A cultivar é chamada de Mott, atinge em média 1,80 cm de altura numa moita densa em folhas em relação a colmos, é perfeito pra barrar vento sem tanto tamanho como os capins elefantes normais, também como forragem ou cobertura de solo.
Vou plantas as mudas aqui em casa pra alimentar meus porquinhos da índia e também garantir que nunca perco essa planta, ela vai ter muito uso na propriedade quando eu estiver morando lá e trabalhando a terra ao meu gosto de forma sustentável, com modelos de permacultura e agrofloresta, aliando meus animais e atividades hípicas a esses ciclos de produção.

E novamente o cachorro dando trabalho e prejuízo... pra eu poder ter minha horta estamos tendo que construir cerca de balaustra deixando um pedaço grande do fundo impenetrável pro bicho, pois ele entra lá e estraga/pisoteia as coisas, mesmo que não tenha nenhum objeto ou cheiro que o agrade pra ir lá fuçar...
Uma coisa digo, cão é um animal que acho legal e bonito pros outros, gato mesma coisa! Pra mim eu não quero nunca mais! Eles atrapalham o equilíbrio das minhas coisas todas querendo matar os animais que estão aqui, que além de produzir adubo, comem o excedente da produção de vegetais e pragas (são altamente úteis além de fofinhos), eles estragam os plantios, cavam, cagam nas coisas que iríamos consumir, entram onde sabem que não é permitido pra eles assim que se vêem sozinhos no quintal... pra mim não da, peguei raiva desses bichos! A ração deles custa caro pelo alto teor de proteína animal contida, diferente de galinhas, coelhos, porquinhos da índia, aves, enfim, os animais que quero e são úteis, vacina é caro, mesmo treinados costumam ser indisciplinados em muitas situações... não quero!
Como disse, dos outros beleza, acho bonito e legal, como veterinária acho massa cuidar deles, mas longe da minha casa, e no sítio não será diferente! Vai ter treta com cachorro e gato de vizinho aparecendo pra sondar, matar animais e invadir espaços...


É isso por hora! :)


Nenhum comentário: