Quem sou eu?

Minha foto
Arapongas, Paraná, Brazil
Gosto muito de animais e plantas, gosto de desenho, artesanato e artes em geral, amo ler.

sábado, 12 de janeiro de 2019

Pela manhã, contemplando o jardim

E a minha permacultura está indo muito bem, tudo junto, sem agrotóxico e mantendo um equilíbrio na maioria do tempo entre plantas produtivas, daninhas, insetos bons e ruins. Digo maioria do tempo pq moro na cidade, e estou cercada por concreto e outros meios que são as casas dos vizinhos, as vezes quando mexem em seus espaços, os desequilíbrios que eles provocam acham espaço aqui e se proliferam excessivamente. Aí é quando eu preciso interferir, maioria das vezes tem haver com insetos, sou obrigada a conter a infestação, pra que as coisas voltem a se equilibrar sozinhas depois e no geral, tem dado certo!
Nas fotos o milho que plantei, ta lindo, verde e viçoso, sem nada de veneno, vamos ver como vai produzir daqui um tempo.



O trevo de 4 folhas se recuperou da insolação, ele gosta de local semi sombreado, se colocar no sol direto queima tudo e param de sair folhas novas... vivendo e aprendendo.

 Gerânios além de lindos, são plantas com propriedades medicinais. Tenho algumas cores que fui ganhando e pegando em locais que passei e tinha sobrando. Esses dois são alguns dos meus preferidos.


E agora veio a época da floração dessa arvoreta tão especial. Chamada popularmente de Garupá (Aloysia gratissima), é cultivada na região sul do país, hoje meio rara, mas segundo relatos, comum em locais antigos, até abandonados que eram locais de moradia/trabalho nas linhas férreas do país... as pessoas costumavam ter uma dessas por perto, pois não cresce muito, é usada como tempero de carnes, em sucos de frutas como aromática, no chimarrão, chá das folhas da planta, tem propriedades medicinais e suas folhas e flores tem um cheiro maravilhoso.

O Nirá ( nome conhecido no Japão, muuuuuito consumido e popular lá, aqui no BR chamado de cebolinha-alho) está soltando flores e já sementeando o chão.

Parece que consegui mesmo mudas de Ginkgo biloba, das estacas que tirei de uma planta escondida no meio de um matagal num posto de saúde... lá na sombra a míngua, plantada em local totalmente inadequado e certamente ninguém sabe de seu valor e raridade aqui no BR. Digo isso pq ja tentei fazer mudas antes, elas criam folhas e depois de umas semanas, secam e morrem, e esses ja tem pelo menos 6 meses.

Hortelã florindo, vários polinizadores, flores de duas variedades.



Chuchu de conserva, esse é o tamanho e cor deles ja prontos para colher, adultos.

Essa eu trouxe de Ilha Comprida- SP, direto da beira do mar, vegetação rasteira comum de praia. Olha a delicadeza das flores!

E olhem quem são os responsáveis pelo adubinho de todas essas plantas lindas:


Nenhum comentário: