E ontem foi dia de ver os maiores cavalos que uma vez por ano aparecem aqui na região. Ja a uns 5 anos os criadores tem trazido cavalos de tração para a Exposições de Londrina aqui no Paraná.
Ja vieram Percherons, Bretões, Gypsy Vanners, Friesians e a atração mais exótica, sendo o Haras dos Sonhos com o criador e e representante da raça no nosso país, Marcio Narezzi, o responsável pelos cavalos da raça Clydesdale.
O Clydesdale é um cavalo de origem escocesa, que veio da raça inglesa Shire e que tem como função principal, tração pesada, também tendo sido bastante usado nas guerras.
O Clydesdale é um cavalo de origem escocesa, que veio da raça inglesa Shire e que tem como função principal, tração pesada, também tendo sido bastante usado nas guerras.
O cavalo Shire da Inglaterra é considerada a maior raça de cavalos do mundo, mas os Clydesdales não perdem muito nesse quesito.
Uma característica interessante é que as fêmeas da raça são tipicamente mais altas que os machos, que ja são gigantes. Na maioria das raças de cavalos o macho é um pouco mais avantajado que a fêmea.
Outra curiosidade são esses pêlos longos nas patas, há quem ache que isso é puramente estético, mas não é, é uma característica adaptativa aos climas frios e também a água, lama e outros agentes do ambiente que poderiam lesar as patas do cavalos e provocar problemas. São chamados de penas e não de pêlos porque possuem ação repelente protegendo até certo ponto os membros do cavalo.
Tive a oportunidade de ajudar a exibir o cavalo de nome Champ, originário dos EUA sendo o reprodutor do Haras dos Sonhos, e como sempre, ele arranca suspiros do público geral. Com mais de 1.80 m de altura de sua cernelha, é um gigante que pesa cerca de 800 kg, e mesmo assim é puro carisma!
Ano que vem possivelmente tem mais, esse ano vieram cavalos da raça Bretão para apresentação e venda, vieram também dois potros da raça friesian e uma potra maravilhosa da raça Lusitano que eu particularmente queria pra mim! Fora o Champ, que tem seus potros, embriões e sêmem comercializados pelo país com garantia de progênie excelente!
Ficam aí os links para pesquisar com os criadores:
Cavalos das raças Bretão e Friesian
Cavalos Lusitanos e Clydesdales
Bem, o parque inteiro tirou fotos e filmou os cavalos, e eu e o Champ não sabemos ao certo quantas pessoas tem registros nossos, mas recebi umas poucas fotos de amigos que estavam por lá e nos fotografaram.
Fica aí o registro e o muito obrigada a organizadora do evento, juíza de provas de atrelagem e conformação de cavalos de tração, consultora das raças, zootecnista e membro do registro genealógico e associação do cavalo Bretão, Susana Reinhardt (pensa numa mulher que sabe tudo desses cavalos!), pela oportunidade e ponte entre os criadores e meus serviços equestres hehehe.
Também um muito obrigada aos proprietários Marcio (Haras dos Sonhos) e Paulo (Rancho K), por me proporcionarem o contato com os cavalos maravilhosos que possuem!
Bretões do Rancho K, em parelha na trole polonesa, e olha o tamanho dos cascos, detalhe ao lado do meu pé 37, que ficou pequeno.
Champ, o imenso Clydesdale dos Haras dos Sonhos, de fato um sonho de cavalo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário