Quem sou eu?

Minha foto
Arapongas, Paraná, Brazil
Gosto muito de animais e plantas, gosto de desenho, artesanato e artes em geral, amo ler.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Alunos humanos e alunos equinos

Como alguns sabem, eu dou aulas de montaria/equitação clássica, e também faço adestramento de cavalos e iniciação de potros.

A maioria dos cavalos que monto são cavalos que precisam de algum tipo de reabilitação, ou seja, passaram por traumas, ou não foram bem treinados e apresentam reações ruins durante suas atividades com os cavaleiros,  ou possuem lesões que precisam de exercícios específicos para ajudar no processo de melhora/cura... cavalos novos as vezes aparecem, aqueles que não sabem nada e a gente inicia do zero com a desensibilização do corpo e colocação dos equipamentos, depois la pra frente as primeiras montadas.


Para se montar animais que tem problemas mais específicos e traumas a equitação do cavaleiro tem que ser mais apurada, o nível técnico precisa existir junto da experiência de vida prática com cavalos, caso contrário o cavaleiro corre o risco de fazer o que outros ja fizeram, montar por um tempo, não resolver os problemas e ainda intensificar o que ja existia ou até criar mais problemas. São os chamados ´´cavalos redomões``.


Esses cavalos podem sim se recuperar, mas precisam de paciência numa dose muito maior e compreensão de etologia (comportamento equino). Pare pra pensar, chega um bicho la adulto, vc não conhece o passado dele, não faz ideia do que ja fizeram com ele, mas sabe que tem problemas.. as vezes algum detalhe sobre o que ele faz é passado pelo proprietário que ali está pra te contratar, mesmo assim são as palavras do humano, o que é muito diferente do que o cavalo sente na verdade... 


Então vc parte do zero, o único suporte que vc tem são suas habilidades físicas e seu conhecimento teórico e prático do negócio, o resto é um tiro no escuro que vc só vai começar a desvendar quando pegar pra fazer o serviço. Isso as vezes pode ter expor a perigos, afinal um bicho traumatizado de uns 500 kg pode no desespero te machucar feio.... acho que tem que ser um pouquinho maluco pra fazer esse tipo de trabalho, mas não idiota! 


Não cabe orgulho nesse serviço, do tipo que uns fazem, querendo provar sua masculinidade se dizendo brutos, que pegam qualquer cavalo e destroem se for preciso pra que eles façam o que quiserem que façam (a maioria dos cavalos chamados de redomão, vem das mão de gente imbecil assim),  independente do perigo do animal se machucar e da pessoa também. Isso pra mim não passa de pura ignorância em amplo sentido.


Afinal, se fosse preciso força e brutalidade, eu sendo mulher com 54 kg de peso jamais conseguiria montar um cavalo, domar um cavalo, corrigir um cavalo e tudo mais que se faz com cavalos. Cavalos não são grandes bestas insanas prontas pra sair matando pessoas poxa!??!!


São animais extremamente sensíveis e sensitivos, o que eles precisam é justamente do contrário do que relatei acima, que é infelizmente muito comum.


Parem pra pensar sobre mais uma observação: 


Todos os esportes do mundo praticamente são divididos em categorias entre masculino e feminino, mesmo que a função seja a mesma, e em cada categoria vai mudar alguns detalhes pq os corpos dos homens são diferentes dos corpos das mulheres e a maneira como desempenham pode mudar dependendo da atividade certo?


OS ÚNICOS ESPORTES EM QUE NÃO HA DIVISÃO DE CATEGORIA POR SEXO DO HUMANO, SÃO OS ESPORTES EQUESTRES. 


Basta pra perceber que não tem nada sobre machismo, orgulho, força e brutalidade no negócio???


Pensando nisso tudo, volta-se novamente a técnica, ao conhecimento dos comportamentos, as limitações dos dois atletas que devem ser respeitadas, e as capacidades físicas e mentais que devem ser somadas (daí vem o conceito de conjunto no hipismo), não divididas colocando o homem num pedestal e o cavalo como ser subserviente...


Quando ensino meus cavalos tenho maximo respeito por eles, e mostro que devem me respeitar também com firmeza quando necessário, mas jamais com brutalidade!


Quando ensino meus alunos humanos, passo pra eles esses conceitos, de forma que uma cosciência de respeito ao cavalo entre junto e com a mesma importância que as técnicas que estão aprendendo nas aulas.


Os cavalos fizeram tanto por mim, eu amo tanto esses bichos que percebi ao longo dos anos que o que posso fazer de melhor por eles, é justamente ensinar as pessoas a respeitá-los e trabalhá-los da melhor maneira possível. Afinal eu ensinando um cavalo farei diferença na vida daquele cavalo, mas se eu ensinar bem uma pessoa, ela fará diferença na vida de todos os cavalos que montar ao longo da vida. O alcance é muito maior!


Vão aí algumas fotos, e espero que pensem sobre esse texto, ele contém elementos que demorei anos pra perceber com as experiências de vida que tive, com as muitas pessoas com quem convivi e principalmente, com os cavalos, minha maior escola!


Maria Fernanda, aluna que ficou de 2009 até 2017 comigo, ainda nos falamos e eu dou uns auxílios, mas como me mudei de cidade, tivemos que parar os encontros semanais.

  


Sérgio e seu lusitano Jaguar, cavalo novo indo muito bem nos treinos, faço acompanhamento dele passando as técnicas e correções e o Sergio executa até o próximo encontro de tempos em tempos, tem evoluído muito bem!!





Edmar, meu mais novo aluno de equitação aqui na nova cidade, ja conseguindo superar alguns traumas e com desempenho rápiudo, e seu cavalo Bill.





Mayara e Apache, hoje ja aposentado, mas posso dizer que um dos melhores e mais marcantes cavalos que ja montei, certamente com a melhor dona que pude arrumar pra ele!





Felipe e JP, duplinha que me dava muito felicidade nas aulas.





Gabriel, que apesar de pouco tempo que pudemos montar, teve uma progressão muito boa! Na foto no pônei do amigo Daniel.




Gabriela, que apesar do pouco tempo gostou pra caramba de conhecer cavalos e ja aprendeu algumas coisas a respeito comigo hehehe




Davi, manhoso, medroso mas que também aprendeu o básico bem certinho durante os meses que montou.




Beatriz, sem sombra de dúvida a aluna mais metódica e disciplinada que ja tive, não tem como não se orgulhar, foram anos muito bons!




Gracielle, uma amiga muito querida, com muita habilidade, uma pena que nossas vidas estudantis minavam tanto o tempo pra montar mais!




Helena, começou com bastante medo, quando paramos ja estava fazendo vários exercícios sozinha e muito bem! Ela e a família, pessoas maravilhosas!!




Douglas, um exemplo de superação, foram dois anos no centro de Equoterapia superando muitas dificuldades físicas, mas o empenho bateu tudo!! Saudade da época.





Gustavo, aloprado, me acompanhava nas loucuras com os cavalos, muito habilidoso e ausente de medo, maluquinho igual eu!




Pablo, umas das pessoas mais corretas e honestas que ja conheci, e com uma força de vontade fantástica, mesmo com o problema não diagnosticado muscular, conseguiu um desempenho ótimo, sainda da equoterapia pra virar aluno de equitação regular após uns anos! Saudade




Fábio, hoje cursando veterinária, ja na reta final, começou como aprendiz de tudo, passou pra aluno de equitação, consegui um emprego de ajudante geral na escolinha pra ele, cara absurdamente empenhado e com determinação! Gente que vale a pena conhecer!




E teve mais gente ao longo dos 15 anos que decidi me dedicar ao ensino, fica o abraço imenso e a consideração pelo que aprendi com todos os alunos também!


Essa turma, em maioria, esteve comigo entre os anos de 2009 e início de 2017 no Parque de Exposições de Maringá, onde fiquei até me mudar pra outra cidade. Agora iniciando do zero por aqui mas ja com alguns resultados e com contato e acessoria ainda para a maioria desses alunos que considero amigos também!


Abraços a todos!


Nenhum comentário: