Quem sou eu?

Minha foto
Arapongas, Paraná, Brazil
Gosto muito de animais e plantas, gosto de desenho, artesanato e artes em geral, amo ler.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Haras das antigas

Ontem graças a um amigo da universidade, tive a oportunidade de visitar um haras que ja existia antes de 1990, quando comecei a montar, e aqui no Paraná sempre foi referência na criação de cavalos da raça árabe, que aliás, conheci muitos vindos de lá, pude montar vários também, mas por coisas do destino nunca cheguei a ir no local de criação pra conhecer.

O haras sempre foi conhecido como Haras Di Jannani, e fica na cidade de Cambé-PR. Porém apesar de achar o local maravilhoso, ainda mais se for pensar que deve ter sido construído na década de 80 (vê-se então como a construção era a frente de seu tempo na beleza e na qualidade das edificações), notei que os tempos de glória se foram, a falta de manutenção é evidente.. Não sei se o criador desanimou, ou não consegue mais manter as coisas como um dia foram, e o mesmo posso dizer que notei nos animais. Apesar da grande área de piquetes, não há quase nada de capim, e os animais estão a campo, com condições precárias de criação.
Vi ótimos cavalos lá, com os olhos de quem a quase trinta anos admira, ja teve e continua querendo manter cavalos dessa raça por perto, eu realmente adoro cavalos árabes!

Espero que o pessoal volte a investir por lá, pelo menos pra que os cavalos que lá estão tenham melhores condições, não precisa voltar a competir em nada, mas mantendo bem os residentes ja seria ótimo!

Eu certamente compraria cavalos do local se tivesse chance e as condições pra mantê-los, coisa que no momento ainda não da... quem sabe daqui uns anos, se ainda tiver cavalos lá eu vou atrás de saber se o pessoal ainda comercializa alguma coisa.

De qualquer forma, gostei muito de conhecer, uma pena não conhecer o proprietário, mas achei muito bonito o lugar! Ficam aí as melhores fotos...

Obs: A pista e o pavilhão de baias do local são maravilhosos, seria perfeito trabalhar num local desses com as devidas condições, sorte de quem trabalhou lá nos anos que a criação era forte! Local muito bom mesmo!

Obrigada ao amigo que proporcionou a visita!














Nenhum comentário: