Quem sou eu?

Minha foto
Arapongas, Paraná, Brazil
Gosto muito de animais e plantas, gosto de desenho, artesanato e artes em geral, amo ler.

terça-feira, 27 de março de 2018

Dia triste, R.I.P Tufinho

E hoje logo pela manhã recebi uma ligação inicialmente preocupante e quem em menos de uma hora acabou sendo muito triste, meu pônei acabou morrendo.

Ja a uns anos estava morando em um sítio longe de mim, porém super bem cuidado, e muito feliz, com imenso pasto sempre verde, uma potranca amiga dele desde que era pequena e algumas vaquinhas.

Mas hoje no manejo normal do dia o amigo que cuida dos bichos por lá notou que estava abatido e com a cara inchada, ontem um pouco de diarreia mas hoje essa parte estava bem logo cedo, foi antes da cara mudar de forma.

Me ligaram mas não tivemos muito como agir e nem tempo pra isso, o Tufinho acabou morrendo.

Desconfiamos que possa ter ingerido alguma planta tóxica ou então, mais provável que tenha sido uma picada de cobra.

Enfim, a história do Tufinho começou a uns anos atrás comigo, quando adquiri ele de um senhor que o usava para vender fotos e voltinhas pra crianças em parques de exposições e feiras, um trabalho cansativo, ainda mais pela idade do bicho... estimo que hoje ele deva ter uns 35 anos ou mais, ou seja, em 2012 quando comprei ele, ja devia ter uns 30 anos.

Mas antes desse senhor comprar ele, ele era de circo e foi abandonado pra morrer na beira de uma rodovia se não fosse arrematado a preço de banana pelo senhor que o levou pra chácara dele e cuidou, pois estava magro demais e com muitos parasitas de pele, um pônei meio zumbi por passar fome e maus tratos.

Antes disso não sabemos do passado dele, porém certamente ja vinha sofrendo a anos, e o que eu fiz quando adquiri o Tufinho foi justamente aposentá-lo de tudo.
Ele morou no quintal de minha casa na cidade por 3 anos e depois foi pra dois sítios diferentes onde ficava solto sempre, recebendo suplementação de ração, petiscos, mimos e muito capim do pasto.

Fico sentida pois sabia que um dia ele viria a morrer, ou por velhice ou por algo que não tivesse como tratar, mas minha consciência fica tranquila de saber que os últimos anos dele foram livres de sofrimento, dor, maus tratos e recebeu carinho, cuidados e amor de mim e de meus amigos que cuidaram muito bem dele nos últimos tempos... talvez a melhor aposentadoria que um pôneizinho tão sofrido e traumatizado como ele, pensava em receber.

Meus sinceros agradecimentos a Graciele, Rodrigo e a tia e tio da Graci, que cuidaram super bem dele nos anos em que esteve livre no sítio, e que fiquem as boas lembranças sempre!

Fica aí o registro do Tufinho, quando ainda estava comigo em casa, num dia de manhã quando acordei e ele estava na frente do quintal, na casa onde morávamos na época... ele morava na parte do fundo mas eu abria o portão as vezes e ele ia comer a grama do jardim da frente... nesse dia tinha passado a noite fazendo isso. Era meu jardineiro particular super eficiente!
Vai sempre provocar saudade!!

Junho de 2012


Pra quem não sabia, o Tufinho tem um blog próprio que de tempos em tempos eu atualizava, última postagem foi sobre o final do ano passado, recente ainda, acho que vou manter o blog pra recordar, não sei ainda.. link
Blog do Tufinho

Nenhum comentário: