Bem, dessa vez faço uma indicação aqui, muitos dos meus alunos de equitação e pessoas que gostam de cavalos questionam coisas sobre os problemas anatômicos que os cavalos podem ter, que são nada mais que problemas de conformação óssea ao longo do corpo ou deformações por conta de trabalhos mal feitos ou ineficazes, deixando defeitos que o cavalo ja tinha, ainda piores. Também questionam como podemos melhorar esses problemas com exercícios que favoreçam o cavalo também no chão como na sela.
Eu indicaria muito mesmo a leitura deste livro, como uma ótima fonte pra começar a entender alguns conceitos sobre a avaliação das estruturas físicas de um cavalo e seus possíveis problemas, e ter uma noção boa também de como avaliar um cavalo com olhos mais parecidos com os de um juiz de provas de conformação (ezoognósia). Mas ja avisando, não conheço nenhuma versão oficial dele traduzida para o português, se alguém tiver ou souber, por favor me escreva nessa postagem indicando.
A maioria das boas publicações sobre cavalos, modalidades esportivas com equinos e sobre comportamento e manejo estão todas em outras línguas. No Brasil ainda temos poucas publicações e a maioria plágios mal feitos de obras de autores gringos que quem ja leu, vai conseguir identificar bem as influências dentro do que temos aqui no país.
Há sim bons livros mas como disse, ainda poucos.
O que ando notando na última década que me deixa com um pouco de nojo, é o número de pessoas com ideias mirabolantes de re-invenção de métodos, ou então, com a rotulação de métodos de outras pessoas, usando seus nomes ou então algum outro inventado, se apropriando de algo que nunca foi da pessoa e a muito ja se fazia.
Esses dias vi um post no facebook de um tal centro, o povo re-inventando a escala de treinamento alemã que a muuuuuito tempo é usada com sucesso da maneira exata como é colocada, como uma pirâmide, onde cada passo conta para uma progressão, e a galera ja testou aquilo milhares de vezes e por tentativa e erro em décadas, colocaram numa ordem lógica para continuar tendo o melhor resultado com os cavalos em geral. Doma comportamental, doma racional, flexionamentos, etc... tudo isso ja vi gente pondo outros nomes e usando o próprio pra se gabar e ganhar grana, mas a escala pô?? Aí foi demais...
Acho isso uma desonestidade intelectual do caramba, não adianta mudar o nome, fazer textinho bonitinho e na real estar se apopriando de um conhecimento que ja é universal, testado e aprovado a muitas décadas, pra fazer propaganda pessoal e ganhar grana enganando os menos sabidos da área.
Enfim... estudem, e observem que os métodos que mais funcionam não são os modernos, digo no sentido de funcionarem bem com qualquer animal e não só com alguma categoria ou raça específicas, ou então pra alguma modalidade... Me refiro ao trabalho de base numa linguagem que qualquer cavalo entender e corresponde bem, aquele trabalho que todo cavalo deveria ter antes de iniciar uma modalidade, e principalmente, QUE TODO CAVALEIRO QUE SE METE A ADESTRAR CAVALOS DEVERIA SABER!
Se não sabe, não se meta pra não fazer merda, se não sabe corra atrás de aprender, não saber não é defeito, defeito é saber da existência ou então saber fazer, e insistir em fazer errado.... Ja adianto, nosso país é atrasado e sim, pra aprender vc vai gastar bastante tempo praticando e grana com a supervisão de um bom profissional, mas vale demais a pena!
Não se iludam com discursos bonitos, pesquisem! Quando comecei, não havia internet, clínicas e cursos além de raros eram caros e não disponíveis fora de umas poucas capitais, e vc podia ser passado pra trás com muito mais facilidade pq não tinha como buscar fontes pra confirmar ou reafirmar o que tinha visto ou escutado.
No mais é isso!
Abraços a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário