Quem me conhece pessoalmente sabe que eu sou apaixonada por porquinhos da índia e temos um monte aqui, no total nesse momento temos 26, sendo 14 fêmeas e 12 machos.
Volta e meia alguém não se sente muito bem e aí tiramos do viveiro no fundo do quintal onde eles ficam soltos e colocamos na gaiola, trazendo pra dentro de casa.
Porquinhos sofrem de problemas de pele como sarna e piolhos as vezes e também tem problemas com gripes e pneumonias.
Os problemas que enfrentamos aqui são relacionados a falta de médicos veterinários especialistas em animaizinhos que não sejam os mais comuns como os cães e os gatos.
Então quando adoecem nos fazemos de tudo o que pedem mas nem sempre conseguimos salvar.
A dica é: recolher rapidamente para local isolado e cuidar muito de qualquer porquinho que esteja com apetite reduzido, tosses ou espirros com frequência ou problemas de pele, pq essas coisas evoluem para um quadro clínico grave rapidamente e eles morrem mesmo!
Essa mocinha é a Orca, ele nasceu aqui em casa a mais de um ano, e estava meio sem apetite, com umas secreções discretas no focinho, então trouxemos pra dentro já a mais de um mês e entramos com medicação com auxílio veterinário, agora parece estar bem estável mas acabo que me apego muito e ficam aqui até termos certeza que melhoraram pra voltar pro quintal.
Ela é diferente dos outros porquinhos, deita, lambe a gente, interage, não fica lá só parada com medo como os outros fazem grande parte do tempo, daí eu fico bastante com ela quando estou mais folgada em casa, é muito fofinha mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário