Quem sou eu?

Minha foto
Arapongas, Paraná, Brazil
Gosto muito de animais e plantas, gosto de desenho, artesanato e artes em geral, amo ler.

sábado, 16 de março de 2019

Dia do CAVALO

E eu que montei e trabalho com cavalos bem dizer minha vida toda (fez 29 anos de montarias em Janeiro desse ano), não poderia deixar de escrever alguma coisa nesse dia.

Claro que eu não podia deixar de homenagear os meus cavalos, os que tive mais contato, meus propriamente e que fizeram parte da minha vida por muitos anos (alguns nem tanto, infelizmente).

Fasho (anglo-árabe) R.I.P. 1996
Ibn Sharaf N.A. (árabe) R.I.P. 2006
Vanuza e sua potra (Mestiça de appallosa) R.I.P. ??
Vesúvio (percheron x árabe) R.I.P. 2013
Tufinho (mini horse) R.I.P. 2017
Jane (árabe x quarto de milha)

OBS: Nomes na parte de baixo das fotos

Agradecimento a todos os cavalos que montei, pois eles me fizeram desenvolver o que sei hoje, e por eles sempre procurei melhorar e também ensinar meus alunos para que eles possam também, tratar esses animais com o devido respeito que merecem.

Ibn Sharaf N.A.
Ibn Sharaf N.A.
Ibn Sharaf N.A.
Ibn Sharaf N.A.
Ibn Sharaf N.A.
Ibn Sharaf N.A.
Fasho

Fasho
Fasho
Vanuza
A potrinha da Vanuza
Tufinho
Tufinho
Tufinho
Tufinho
Tufinho
Tufinho
Tufinho
Vesúvio
Vesúvio
Vesúvio
Jane
Jane
Jane
Jane
Jane
Jane
Jane
Jane

Vesúvio
Jane
Fasho
Ibn Sharaf N.A.
Tufinho

quarta-feira, 6 de março de 2019

Minha primeira cirurgia assistida de equino

Estamos tendo um curso ministrado pelo professor especialista em equinos aqui do curso de veterinária, sobre sistema locomotor de equinos. Eu simplesmente amo o tema, então está sendo um prato cheio pra mim!

Coincidiu que ja a uns 10 dias venho ajudando a cuidar de uma égua que está com problemas de casco consideráveis e precisou passar por cirurgia pra retirada de um fragmento ósseo dentro do casco. Pela primeira vez, pude observar e ajudar no processo cirúrgico do início ao fim, adorei, foi uma experiência única e que sempre vou me lembrar pois é a primeira, sempre mais especial!

A primeira foto são as peças que usamos em aula pra exemplificar algumas explicações, segue então para o casco da égua no momento do curativo antes de fazermos a botinha com bandagem que ela usa direto onde foi escavado, até quase a altura do joelho.

Na sequência uma foto do pós-operatório, onde o cavalo fica pra ir acordando da anestesia, com paredes e piso especiais e todo acompanhamento necessário para garantir que não se machuque e acorde bem.

Uns carneirinhos que nasceram nas férias da faculdade, que fazem parte do nosso plantel lá, acho muito bonitinhos!

E a fêmea da raça Blood Hound da Polícia Militar aqui da cidade que foi fazer uma consulta conosco no hospital, muito linda, raça que pouca gente tem contato ou conhece aqui no Brasil, mas que eu já conheço desde a infância e tive contato em outras ocasiões e locais.