Esse final de semana recebemos a visita de dois amigos queridos e levamos eles até a tradicional feira de domingo aqui da cidade, que é uma verdadeira atração.
Eu nasci na cidade e portanto me lembro de muitos domingos com meus pais e minha vó nessa feira, ainda quando ela acontecia na avenida principal da cidade. Agora ela ocorre na quadra do ginásio de esportes no centro da cidade, ao redor da quadra toda.
Acho que a parte mais legal da feira é a calçada das ruas Pombas e Harpia principalmente. Tem todo tipo de quiquilharia que vc quiser, desde relíquias antigas, até artesanatos, cachorro pra doação, calopsita, muamba do Paraguai, brechó e o mais legal, os tiozinhos que fazem uma roda com sanfona, bateria, violas, pandeiro, atabaque e tocam e cantam músicas antigas da cultura brasileira, coisa mais do tempo deles, assim como muitos dos produtos de roça vendidos ali perto.
Coisas que reforçam a cultura da nossa região, onde os sítios e as plantações de café, produtos de subsistência, gado de leite, as mulas e os tropeiros, cavalos, enfim, a agricultura reinava, e ainda move essa região toda. Mesmo hoje como pólo moveleiro do sul do país ( há muitas fábricas de móveis por aqui, além da melhor central do SENAI com foco nessas tecnologias no país), ainda é forte a agricultura, porém agora o soja e o milho principalmente tomaram conta.
Essa feira acaba por conservar as raízes de Arapongas, pois acho que talvez seja o único local que os mais jovens ainda podem ver um pouco da cultura e costumes dos mais velhos, do que aqui era no passado, do que eles gostavam de ouvir, comer, beber, comprar, do que faziam pra se divertir.
Eu valorizo demais as coisas do passado, acho que conhecer a história do que nos cerca é fundamental, e aliás, é por desconhecer história que nosso país ta nessa bosta que ta, repetindo os mesmos erros grotescos do passado e a população emburrecida, a mesma que coloca babacas no poder, é a que mais paga.
Pena que eu tenho que estar junto nesse imenso saco de merda, mesmo não tendo sido responsável por muitas dessas cagadas que nosso irmãos de pátria fazem ou permitem que sejam feitas.
Enfim, fica aqui um álbum que resolvi fazer desse último domingo, 25-02-19, pra ter na memória, pra ficar registrado e pra quem não conhece, e que eventualmente achar esse blog na internet, conhecer também.
OBS: Todas as imensas árvores que vcs podem ver ao redor do ginásio, grande maioria delas assim como a arborização da cidade, foram plantadas por meu pai e sua equipe na época que foi vereador da cidade. E como sempre né, quem faz as coisas na política sem canalhice, roubalheira e corrupção não é homenageado com nomes pela cidade, hoje quem mais lembra so meu pai é a população, pois foi alguém que realmente ajudou muita gente, além de sempre fazer parte dos assuntos sobre meio ambiente na cidade, João Mura um dia se vai desse mundo, mas no mínimo, muitas das árvores e outras edificações que hoje são patrimônio da cidade, marcam sua passagem por aqui. Eu me sinto muito orgulhosa disso.
Abraços a todos!